domingo, 18 de abril de 2010

Sejam espertos!


Mais um exemplo do urbanismo que temos: A urbanização da antiga fábrica de segmentos Pachancho, em Braga.
Localizada em local privilegiado de Braga, dentro da cintura rodoviária, a dez minutos a pé do centro da cidade, perto de tudo, não podia deixar de ser alvo de cobiça dos promotores imobiliários e outros especuladores e afins. Inexplicavelmente, esganaram a galinha dos ovos de ouro ainda o primeiro ovo espreitava.
Actualmente, existem prédios cuja construção foi abandonada ainda em fase de alvenarias. Existem prédios com meia dúzia de condóminos. Não foram realizados os arranjos exteriores, fora os passeios. Existem muitos apartamentos à venda, a julgar pelos stands de vendas que resistem ano após ano e pelo enorme outdoor de promoção de um agente imobiliário. Os preços de venda dos apartamentos novos caíram mais de dez mil contos de reis desde que as primeiras unidades foram colocadas à venda, pelo que ouvi. Os usados estão mais baratos, naturalmente.
Que se passou? Como é possível falhar com condições iniciais tão boas? ...?!?!?!?

O conjunto parece foleiro. A arquitectura dos prédios dá impressão de deja vu, na melhor das situações. No pior dos casos dá pena. A urbanização talvez seja densa demais, dados os parcos acessos. Fica a impressão que o conjunto não está à altura do nível que pretenderiam.
Não é possível deixar de reparar nos pavilhões do De Borla e do antigo Lidl. Estão mesmo ali à frente dos prédios, com os seus amplos parques de estacionamento totalmente alcatroados. O Lidl ainda deu uns ares de Pingo Doce durante uns tempos, mas foi só até abrir a loja junto da rotunda do Sá de Miranda, agora parece abandonado. Os arruamentos não têm lógica, ainda por cima se considerarmos a chicane impertinente que parece existir só porcausa dos lotes para os pavilhões comerciais. Apesar de larga, ninguém se atreve a estacionar lá. Ainda bem que quer estes quer as habitações não têm grande sucesso, porque senão os arruamentos não chegavam para as encomendas.
Espaços verdes, só se for nos baldios ou no cemitério, ali pertinho.

Será que o pessoal não foi a correr comprar casa porcausa da vizinhança dos defuntos?
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário