sábado, 1 de agosto de 2009

Festival da Juventude 2009 - Braga
















L'Enfance Rouge - Foto: tasjaber


No passado Sábado, dia 25 de Julho, actuaram na Praça da República em Braga os L'Enfance Rouge, precedidos dos Inter.Mission. Este concerto, no âmbito do Festival da Juventude 2009
, foi um excelente cartaz daquilo que o festival pretende ser: um evento musical de escala urbana, plurifacetado e transversal a todo o jovem (de corpo e/ou espírito) público.















Inter.Mission - Foto: tasjaber

O FJB2009 é um exemplo a analisar com alguma calma. Porquê? Porque surge como iniciativa da Associação Aenima (com apoios vários), que por sua vez surge da vontade de um grupo de indivíduos em ser solidário com o próximo. Não foi uma obscura vontade estatal, política ou empresarial a por o FJB2009 cá fora. Foi o triunfo da vontade de pessoas que, fartas de maldizer o sistema, souberam jogar com ele o suficiente para produzir algo em benefício comum.

Isto, por si só, é uma raridade a acarinhar pela sociedade.

De estranhar, no entanto, a reacção da sociedade. Sendo um evento de entrada livre, a decorrer em local público (note-se que não disse "aberto ao público", que é como quem diz "é privado mas podem entrar para consumir" - hoje em dia andam a confundir-nos...) tenha tido tão pouca afluência, como concertos anteriores do festival. Estou a falar de um evento produzido pela sociedade civil para a sociedade civil, pago com (magros) recursos públicos, fruto da boa vontade e esforço de um grupo de indivíduos nossos pares. Merecia mais e melhor carinho por parte dos bracarenses.

Porque será que o que é de todos não é devidamente valorizado?
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário