domingo, 10 de janeiro de 2010

Leitura obrigatória


Acabei de ler "A Doutrina do Choque - A Ascensão do Capitalismo de Desastre", da jornalista canadiana Naomi Klein. Só lamento que esta 1.ª edição, datada de Junho de 2009 e do cunho da editora Smartbook, não tenha chegado mais cedo à nossa praça, uma vez que o original data de 2007. É um livro não só de leitura obrigatória, mas também urgente.
Ao longo das 513 páginas do livro (na verdade tem 591, mas confesso não ter lido as "Notas" e "Agradecimentos"), a autora relaciona o neoliberalismo de Milton Friedman e os seus acólitos, a tortura, o FMI, o Banco Mundial e as grandes multinacionais com a História dos últimos 40-50 anos, desde os bastidores para os golpes de estado e subsequentes reinos de terror das ditaduras do Cone Sul até aos desastres naturais como o tsunami no Pacifíco e o furacão Katrina, passando pela Guerra Contra o Terror que todos os dias nos metem pelos olhos e pelos ouvidos. É uma leitura verdadeiramente obrigatória para perceber a História global dos últimos anos, e também muito do que se passa no nosso país (apesar de o livro não tratar directamente disto, o exercício de "ligar os pontos" torna-se evidente).


É o segundo livro desta autora que leio, tendo o primeiro sido o "No Logo", que trata das grandes marcas e da sua relação com a economia mundial, o capitalismo selvagem e as condições de trabalho por esse mundo fora.

O conjunto dos dois livros constitui a leitura mais influente na minha formação sócio-económica e política.

Em comum entre os dois livros, o assalto mundial ás carteiras dos contribuintes e aos direitos humanos.

Imprescindível.

Sem comentários:

Enviar um comentário