sábado, 23 de janeiro de 2010

Roterdão, 2002

Em Maio de 2002 estive de férias em Antuérpia, Bélgica, de visita a um amigo fotógrafo, de seu nome Philippe Van Os. Durante a minha estadia houve um dia em que o meu amigo tinha um compromisso e decidi ser do contra e aproveitar a minha solidão para visitar Roterdão, morada do maior porto do mundo, por oposição ao lugar comum que seria uma visita a Amsterdão (sem demérito ao maior destino turístico da droga na Europa). Aprendi muito nessa visita de um dia:
Aprendi que os holandeses nunca serão pobres enquanto controlarem o seu porto;
Aprendi que as bicicletas lá não são a coisa pipi daqui, mas um meio de transporte fabuloso e barato, que não é destinado ao lixo passado dez anos da compra;
Aprendi que devemos ter cuidado quando o "passeio" é vermelho;
Aprendi que a câmara municipal de Roterdão beneficiaria as esquinas da cidade com umas caixas de barulho com gravações de qualquer mercado municipal português ou feira, para animar a malta solitária com sons além do rolar dos pneus no asfalto e do ruído de fundo do porto na zona ribeirinha...


Convido-vos a visitarem o meu álbum dedicado a Roterdão na minha página do flickr.

Sem comentários:

Enviar um comentário